quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ependimoma- o tumor

O Ependimoma tem origem nas células dos ventrículos cerebrais e acomete o cérebro e a medula espinhal. Interfere nas funções vitais do cérebro, como memória, aprendizagem, sentidos (audição, visão, olfato, tato, paladar) e a emoção, e da medula espinhal, que está conectada através de nervos com a maioria das partes do corpo. Ocorre geralmente até os 10 anos de idade e constitui 10% dos casos de tumores pediátricos.

Sinais da presença de ependimoma (sintomas)

* Dores de cabeça freqüentes;
* Apreensões;
* Náusea freqüente e vômito;
* Perda do contrapeso (equilíbrio) e dificuldade de andar;
O aparecimento destes sintomas não significa necessariamente Ependimoma. Por isso, é muito importante consultar um médico.

Fatores de Risco (causas)

A causa da maioria dos tumores cerebrais na infância é desconhecida.
Exames e testes para diagnosticar (detectar/ achar) o ependimoma na infância:
* Tomografia computadorizada: método que fotografa em diferentes ângulos e com alta precisão órgãos e tecidos do corpo. Os retratos são feitos por um computador ligado a um raio-x. Pode existir a necessidade de se engolir ou injetar uma tintura na veia do paciente para ajudar o computador a enxergar mais claramente os órgãos, ossos e tecidos dentro do corpo. Além de determinar a exata localização do tumor, este exame também é capaz de determinar seu exato tamanho e extensão para outros órgãos.
* Ressonância Magnética: exame que fotografa os tecidos do corpo no sentido transversal por meio de ondas magnéticas (igual a um imã) que se alteram de acordo com o tipo de tecido do corpo que atravessam. Por ser um exame demorado, o paciente precisa ficar imobilizado. Em crianças pequenas os médicos geralmente usam sedativos ou analgésicos para evitar desconforto.
* Biópsia: remoção de células ou tecidos do tumor por meio de agulha introduzida através da pele ou por uma pequena cirurgia para retirar um pedaço do tumor. A parte removida é analisada através de um microscópio para determinar se o tumor é maligno ou não, e se for, qual o seu tipo. O Ependimoma na infância após diagnosticado é removido na cirugia. Radioterapia e quimioterapia associadas são utilizadas em alguns casos.
Nem todos os pacientes terão que passar por esses exames e podem ser necessários outros testes além desses apresentados. Em caso de dúvidas, pergunte ao seu médico

Fatores que influenciam nas possibilidades de recuperação:

* A quantidade de tumor removido na cirurgia  , na caso do Felipe infelizmente não foi possivel a remoção total .
* A idade da criança quando o tumor foi encontrado
* Localização do tumor

Um comentário:

  1. Ola ! primeiramente, gostaria de desejar muito sucesso no tratamento !
    Queria perguntar se vcs sabem alguma coisa sobre a pesquisa com saliva de carrapato que em laboratorio, com camundongos, mostrou-se muito eficaz na regressao e ate na cura de ependimoma e outros tumores. Isto seria a promessa de cura para esta doenca ! Ouvi dizer que este trabalho estaria na anvisa para aprovacao mas nao sei se e verdade.
    Ouviu falar alguma coisa ?
    Obrigada
    Victoria

    ResponderExcluir